24/04/08

Um desafio de sucesso!

Obrigado a todos! De facto conseguiram exceder as nossas melhores expectativas. Uma semana após o desafio de comunicação lançado, recebemos mais de 150 CV’s e já muitas e boas ideias com o propósito de solucionar o problema da APEFF e respectivos associados.

Esta iniciativa da Guess What demonstra bem a receptividade dos profissionais de comunicação por iniciativas inovadoras como esta, sendo que o balanço é muito positivo, dada a elevada qualidade das propostas apresentadas. Excelente interpretação do problema e uma boa resposta ao nível das soluções criativas sugeridas.

Como foi referido anteriormente, a GW receberá as vossas ideias até às 23h59 do próximo dia 9 de Maio, enquanto que os CV’s, e dado o elevado número já recepcionado, o deadline será o dia 25 de Abril. De 12 a 16 de Maio, após análise dos perfis e trabalhos apresentados, será feita uma selecção de 20 pessoas para a primeira fase de recrutamento.

Uma vez mais obrigado a todos, e até dia 9 de Maio dêem asas à vossa imaginação.

22/04/08

Guess What? PR já dá que falar


Como está referido no primeiro post deste blog, a Guess What?PR só iniciará a sua actividade no próximo mês de Maio.

No entanto, temos já algumas referências em blogs de outros colegas de profissão e hoje numa revista do sector - Meios & Publicidade.

Deixo-vos aqui os links para que os possam consultar:


http://dofundodacomunicacao.blogspot.com/2008/04/jorge-e-renato-estreiam-guess-what-pr.html

http://on-pr.blogspot.com/2008/04/jorge-azevedo-e-renato-pvoas.html

http://www.meiosepublicidade.pt/2008/04/22/guess-whatpr-%e2%80%93-a-public-relations-company-arranca-a-2-de-maio/


21/04/08

Compreender a assessoria de imprensa

Durante as minhas pesquisas de fim-de-semana (de cariz profissional pois claro), encontrei algumas ideias, dispersas num conjunto de sites norte-americanos, sobre a ineficácia das campanhas de assessoria de imprensa, desenvolvidas por quem não tem formação na área.

Trata-se de uma listagem muito genérica (numa tradução quase à letra), que descreve “pela rama” algumas das (más) percepções que ainda se tem de alguns aspectos ligados à assessoria de imprensa. Gostaríamos de complementar este post com as vossas ideias!

Numa perspectiva de assessoria mediática, algumas razões que levam os órgãos de comunicação social a ignorá-lo:

1. A sua empresa desenvolve muitos Press Releases mas poucas histórias;
2. Julga “ser próximo” de alguns jornalistas que, pelos vistos, até nem o conhecem bem e muito menos gostam de si;
3. Continua a pensar que quanto maior é o investimento publicitário, maior são as possibilidades de fazer capa em meios de referência;
4. Acredita que só com grandes amizades criadas no mundo dos media é que vai conseguir a notoriedade merecida (e por isso é que a sua concorrência aparece tanto nas notícias);
5. Considera os jornalistas um conjunto de profissionais liberais e tendenciosos que não gostam de Gestores, Directores de Marketing, Product Managers, Directores Gerais e afins;
6. Acredita que uma eficaz estratégia de media passa pela realização de eventos à sexta-feira, ao fim da tarde, já que assim está mais próximo da abertura dos jornais da noite e do fim-de-semana;
7. Acabou de passar 3 horas com um jornalista e, mesmo assim, ele continua a não entender a sua área de actividade e o que realmente faz;
8. Julga que muitas das histórias que chegam às redacções são lançadas por pseudo-profissionais de RP que percebem tanto disto como você e, nesse contexto, não merecem qualquer tipo de consulta;
9. Considera que o MySpace, o YouTube, blogging e o podcasting ainda são para crianças;

17/04/08

Mas afinal, o que é isto das Relações Públicas?

As Relações Públicas constituem-se hoje como umas das mais interessantes áreas de trabalho na esfera da comunicação.Variedade sem limites. Constantes desafios criativos e estímulos intelectuais. Técnicos profissionais, inteligentes e em constante aprendizagem.

As RP estão hoje ligadas a um grande número de estratégias, directas e indirectas, de persuasão. Através de um enormíssimo leque de técnicas e guidelines, as RP são hoje fundamentais instrumentos do marketing mix e principais responsáveis pela (boa) gestão da reputação de qualquer entidade, público ou privada.

Os seus profissionais procuram chamar a atenção para companhias, produtos e serviços, junto de um vasto leque de stakeholders, através da combinação de ideias objectivas, anos de prática e muito, mas muito trabalho. Por vezes, para obter os resultados pretendidos há que ser barulhento e extrovertido. Noutros casos subtil e invisível.

Os técnicos de RP são os verdadeiros conhecedores dos Media. Consultores por excelência, assessores, escritores e estrategas, diplomatas e peritos em todas as formas de actuação relacionadas com a esfera da assessoria mediática.

Numa perspectiva institucional, os profissionais de RP ajudam as organizações utilizando para o efeito uma consultoria estratégica e sofisticada, implementando diversas técnicas de comunicação, seja numa perspectiva positiva e promocional ou defensiva e protectora.

A essência de uma boa campanha de RP passa pela verdadeira compreensão do respectivo público-alvo, procurando percepcionar os seus pontos de vista, desejos e aspirações e providenciando informação atractiva e motivadora de reacções positivas para com a marca.

Gostariamos de ter mais feed-back sobre este tema (até porque esta enumeração é muito genérica). Por isso, venham as vossas ideias e mensagens!

16/04/08

Não desesperem... a situação já está normalizada

Parabéns! Conseguiram entupir o nosso email em menos de 24 horas! As vossas propostas, CV's e questões enviadas para a nossa caixa de correio electrónico, encheram-na por completo em muito pouco tempo, superando assim as nossas melhores expectativas.

A todos os que já nos escreveram a alertar para tal situação, o nosso muito obrigado. Informamos que o email já está de novo operacional, aguardando as vossas mensagens. Estamos a receber coisas realmente fantásticas!

Aproveitamos para informar que o deadline para a recepção dos Planos de Comunicação é o próximo dia 9 de Maio, sendo que as candidaturas serão analisadas a partir da próxima semana.

Continuem!

Guess What? PR
A Public Relations Company

Um blogue com mais funcionalidades

De forma a melhorar a imagem e interactividade deste blogue, procuramos novas ideias para a colocação de add-ons que permitam uma navegação mais agradável. A nossa intenção não é ver este site transformado no tunning dos blogues de comunicação, até porque esse espaço já está tomado pelo http://dofundodacomunicacao.blogspot.com/...;) - Um grande abraço ao colega João Duarte e stretno moj prijatelj (para quem não sabe é boa sorte em croata)!

Gostaríamos sim proporcionar a todos os visitantes mais funcionalidades e outras opções cibernéticas sem modificar a organização estética.

Aceitam-se ideias!

15/04/08

Esta menina não trabalha aqui

Como a primeira informação que surge no Google após solicitação de pesquisa sobre a Guess What? ainda é esta http://www.youtube.com/watch?v=h13gWGe0I4o, informamos todos os interessados que a simpática menina não trabalha nas instalações da empresa...E lamentamos informar mas claramente a moça não passa de uma criação cibernética criada por um qualquer maquiavélico cientista...

Gostas de desafios?

A Associação Portuguesa de Empresas de Fast-Food (APEFF) e os seus associados têm vindo a ser atacados diariamente pelos meios de comunicação social, consumidores e opinião pública em geral, pelo facto das suas ofertas em termos de alimentação serem pouco saudáveis.

A APEFF pressionada pelos seus associados para mudar a percepção dos consumidores relativamente ao índice calórico e pouco saudável da alimentação comercializada por esta indústria, desafiou a Guess What?PR a criar uma estratégia de comunicação assente essencialmente nas Relações Públicas.

O plano de comunicação deverá ser implementado já a partir do próximo mês de Junho, um período em que as vendas são mais reduzidas dadas as maiores preocupações com o aspecto físico.

A Guess What?PR desafia-o(a) assim a apresentar alguns caminhos comunicacionais criativos, coerentes e que consigam ajudar a solucionar o problema referido. O projecto deverá ter na sua base uma linha estratégica única que se possa multiplicar num conjunto de iniciativas até ao final do ano de 2008 (no máx. 2.500 caracteres). Os autores das melhores ideias habilitam-se a conhecer as instalações e o espírito Guess What?PR, e, quem sabe, até aqui trabalhar.


Respostas para o email: geral@guesswhatpr.com


Nota: Todos os conteúdos aqui referidos são totalmente ficcionais e da autoria da Guess What?PR. Para qualquer reprodução da totalidade ou parte dos mesmos deverá existir uma autorização prévia.