17/04/08

Mas afinal, o que é isto das Relações Públicas?

As Relações Públicas constituem-se hoje como umas das mais interessantes áreas de trabalho na esfera da comunicação.Variedade sem limites. Constantes desafios criativos e estímulos intelectuais. Técnicos profissionais, inteligentes e em constante aprendizagem.

As RP estão hoje ligadas a um grande número de estratégias, directas e indirectas, de persuasão. Através de um enormíssimo leque de técnicas e guidelines, as RP são hoje fundamentais instrumentos do marketing mix e principais responsáveis pela (boa) gestão da reputação de qualquer entidade, público ou privada.

Os seus profissionais procuram chamar a atenção para companhias, produtos e serviços, junto de um vasto leque de stakeholders, através da combinação de ideias objectivas, anos de prática e muito, mas muito trabalho. Por vezes, para obter os resultados pretendidos há que ser barulhento e extrovertido. Noutros casos subtil e invisível.

Os técnicos de RP são os verdadeiros conhecedores dos Media. Consultores por excelência, assessores, escritores e estrategas, diplomatas e peritos em todas as formas de actuação relacionadas com a esfera da assessoria mediática.

Numa perspectiva institucional, os profissionais de RP ajudam as organizações utilizando para o efeito uma consultoria estratégica e sofisticada, implementando diversas técnicas de comunicação, seja numa perspectiva positiva e promocional ou defensiva e protectora.

A essência de uma boa campanha de RP passa pela verdadeira compreensão do respectivo público-alvo, procurando percepcionar os seus pontos de vista, desejos e aspirações e providenciando informação atractiva e motivadora de reacções positivas para com a marca.

Gostariamos de ter mais feed-back sobre este tema (até porque esta enumeração é muito genérica). Por isso, venham as vossas ideias e mensagens!

12 comentários:

Anónimo disse...

Começo a gostar do vosso blogue.
Parabéns pela iniciativa!

Anónimo disse...

Obrigado pelas simpáticas palavras. Esperamos contar com a participação de todos para tornar este um verdadeiro espaço de "diálogos de comunicação".

Anónimo disse...

Gosto de pensar o Marketing Mix ao serviço das Relações Públicas e não as Relações Públicas como ferramenta do Marketing Mix, caríssimos GW's. As Relações Públicas estão na base de qualquer ferramenta, suporte, campanha de mkt ou publicidade - croquete e media obsession à parte, as RP significam. As RP são significante e significado, reconhecem e norteiam. São análise e identidade, transformam. Estão na essência das afirmações de presença ou ausência. As RP cristalizam.

É certamente um trabalho de equipa aquele que engloba diversas disciplinas de comunicação, mas os marketeers que se convençam: o vosso papel vai passar cada vez mais pela prévia consulta aos contextos de comunicação... apurados pelos RPs.

Ad people: we are stronger and less expensive (for now), join us or loose.

Eheheh...

Bom blogue, parabéns e boa sorte!

AM

Mãe do Vinho disse...

A expressão Relações Públicas é o saco azul da comunicação, cabe lá tudo. Tudo é comunicação e tudo é relações públicas, por vezes em texto, outras em imagem.
Antes de avançar para qualquer plano de comunicação, mais do que conhecer o target (saber onde ele está neste momento, a fazer o quê a pensar em quê e com que objectivos para o futuro) temos do "auscultar" e saber o budget disponível para as RP. O grande desafio das relações públicas é criar estratégias certeiras e diferenciadores da concorrência. Saber estar no local certo à hora certo.

joão disse...

Caro Jorge,

Foi apenas hoje que tive conhecimento deste teu novo blog e projecto e, mais uma vez, um abraço de felicitação pela iniciativa.

Aproveito para comentar uma iniciativa original à qual tenho tido o privilégio de assistir. Trata-se da gravação em Itália daquele que é, provavelmente, o primeiro video-livro sobre "O Que são as Relações Públicas". Um modelo muito interessante a ser desenvolvido por Toni Muzi Falconi, um nome muito importante das RP no contexto internacional.

Mais sobre esta iniciativa em http://www.prconversations.com/?p=412

Um abraço,
João Alves Duarte

Anónimo disse...

Muito obrigada por existir um espaço como este! Onde efectivamente consigo ler algo mais do que "A Relações Públicas Lili Caneças" ou a ´"Relações Públicas Nini, Náná, Pipi ou Bébé!" Ufffaaaaa
Lufada de ar fresco! =)

Anónimo disse...

Nem me devia admirar de ver aqui caras conhecidas. :)

Eu acho que só recentemente podemos dizer que cabe tudo o que é comunicação no termo Relações Públicas. Antes, as pessoas concentravam-se nas RPs como relação com os media, comunicação interna e outras áreas mais restritas.

Hoje, relações públicas implica muito mais. E ainda não vi uma definição que fale das relações públicas como tendo funções de relacionamento com os bloggers ou gestão de reputação online.

E para os clientes a definição é mesmo irrelevante. Esses só querem comunicação com resultados positivos.

Jorge Azevedo disse...

Um abraço ao João Alves Duarte, um excelente profissional de RP que nos informa sempre sobre os novos ventos que sopram fora de Portugal e ao Bruno Amaral que também escreve sobre RP no seu blogue www.brunoamaral.com.

E claro, a todos aqueles anónimos que têm contribuídode forma tão motivadora para esta importante análise.

Jorge Azevedo

Mãe do Vinho disse...

Onde está (...) temos do "auscultar" e saber o budget disponível para as RP. (...) deve passar a ler-se temos - de "auscultar" o cliente e saber o budget disponível para as RP.

Obrigado e desculpem o lapso.

Decisões Criticas disse...

Eu já tive esta discussão com uma amiga no trabalho. Não se chegou a nenhuma conclusão. Mas penso que o menos importante é onde colocar as relações públicas e a comunicação, mas sim o que se pode fazer com este(s) instrumentos para potenciar as mensagens dos nossos clientes.

Se as RP estão dentro da comunicação. Se a comunicação está dentro das RP.

Eu cá acho que as relações públicas estão dentro da comunicação. São um instrumento entre tantos outros.

Anónimo disse...

Desde que descobri o vosso blog no site carga de trabalhos, onde sou assídua visitante por fazer parte da minha área, passou a fazer parte da minha visita online diária!
yess,até que enfim algo sobre relações públicas de qualidade!
Muito Obrigada GW!
Uma das minhas referências favoritas é a magnífica Laura Ries que não podia deixar de referir:

www.ries.com
www.theoriginofbrands.com

Unknown disse...

Relações Públicas.....
hum deixa cá ver...
1 -já sei, sou famoso e sou relações públicas numa discoteca de LX.
2 -Espera, espera, sou vendedor e tenho que saber falar bem com o cliente.
3- Nada disso relações públicas são aqueles que nos ligam a perguntar se podemos responder a um inquérito de satisfação.

4- é isso é isso...é que fala em público para a malta sem engasgar..

5 - isso agora....tá sabido que o relações públicas é que tem o microfone e fala nas festas...

Em suma...existe muito desconhecimento sobre o que verdadeiramente se faz no fabuloso universo das RP.

O nosso amigo IVY LEE deve estar a rebolar na campa...

Estou certo que este post se desvia um pouco, mas mostra para onde caminhamos.

"o gajo das TI"