03/10/08

A sorte de trabalhar projectos como este


A elaboração do Relatório “Os novos paradigmas na comunicação da Indústria Farmacêutica”, documento que pretendemos lançar brevemente, tem permitido o contacto com vários Directores de Comunicação, jornalistas e representantes de entidades oficiais dos mais variados quadrantes.

Um trabalho de partilha e discussão de velhas e novas ideias comunicacionais, com reuniões de trabalho a transformarem-se em autênticas tertúlias de meio da manhã. Tentaremos deixar no blog um "cheirinho" dos temas que serão abordados no documento.

Para ficarem com uma ideia, aqui fica, a título de exemplo, um breve trecho da entrevista efectuada com João Pereira, Director de Comunicação da Roche Farmacêutica, sobre a actual reputação da Indústria Farmacêutica. “A questão da reputação na indústria farmacêutica é muito interessante. E é, em primeira linha, interessante por ser, sequer, uma questão. Senão vejamos: a indústria farmacêutica investe todos os dias centenas de milhões de euros em investigação que se materializa em medicamentos, para tratar e curar as mais variadas doenças. Hoje a esperança de vida das populações aumentou substancialmente graças à investigação da indústria. Hoje vivemos mais tempo e com melhor qualidade de vida. Hoje grande parte das doenças que preocupavam a humanidade há poucos anos são curáveis Uma indústria que faz isto, que todos os dias salva vidas, só pode ter uma excelente reputação. Mas será isso verdade? Em parte. Existem algumas condicionantes para que tal assim seja. Dada a natureza deste sector, eminentemente científico, a indústria farmacêutica foi pouco visível junto da sociedade limitando a sua actuação, muitas vezes por imposições legais, a públicos especializados e por isso restritos.”

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