06/09/08

Gestão de crise do dia - final feliz


E, genericamente, que ilações podemos nós tirar do caso de ontem?

- A internet é hoje o maior e mais rápido veículo de multiplicação de informação e criação de situações de crise corporativa
- As agências noticiosas (nacionais e internacionais) são a principal fonte de informação dos sites
- A área da Saúde é particularmente delicada onde por vezes efeitos já reportados no passado constituem-se como notícia no presente
- Algumas empresas da indústria farmacêutica ainda são desconhecidas para muitos jornalistas (pelo menos uma das multinacionais referida na peça tinha o seu nome escrito de forma errada – Habbott em vez de Abbott…)
- A monitorização do ciclo informativo é algo fundamental para a concretização de estratégias e a prevenção é importante para evitar descoordenação de posições
- A intervenção das instituições oficiais ligadas à área credibiliza a informação e impede a propagação de mais ondas negativas
- Os telejornais em prime time baralham e voltam a dar com repercussões mais negativas para quem tem as suas embalagens filmadas
- Um smartphone ajuda bastante num processo de gestão de crise (escolha parceiros com IPHONES…)

Sem comentários: