Eis um exemplo de como um aviso pedagógico da FDA http://www.fda.gov/cder/index.html se transformou hoje numa situação de crise a gerir com pinças (os doentes que estão a utilizar medicamentos biológicos e sem os quais não conseguem sair da cama para ir trabalhar, agradecem à TSF o título sensacionalista):
"Três medicamentos suspeitos para artrite reumatóide à venda em Portugal
O Infarmed promete esclarecimentos para, esta sexta-feira, sobre a advertência da agência norte-americana para o medicamento que alertou para os possíveis efeitos secundários graves de quatro medicamentos para a artrite reumatóide. Três destes fármacos estão à venda em Portugal.
Há um alerta da Agência norte-americana dos medicamentos para os efeitos secundários graves de quatro fármacos para o tratamento da artrite reumatóide. Em Portugal, o Infarmed promete esclarecimentos para esta sexta-feira, mas a TSF, na consulta que fez na Internet do sítio da Autoridade Nacional do Medicamento, já confirmou que estão à venda no mercado português três dos quatro medicamentos, com possíveis efeitos secundários graves. São o Humira, Enbrel e o Remicade."
Alguns aspectos da Gestão de Crise em directo:
. Analisar a informação da FDA que despoletou tudo para desconstrução
. Reunir com os responsáveis das respectivas companhias (Gestor de Produto, Director de Marketing, CEO, Director Médico, Responsável pelos contactos Institucionais, Director de Comunicação)
. Confirmar com a internacional qual a posição oficia da companhia (statement) e preparar a sua adaptação para o mercado nacional
. Definir carta informativa/explicativa para médicos cujo conteúdo deverá ser explicado aos Delegados de Informação Médica (primeira linha de contacto da companhia junto de alguns dos seus principais stakholders)
. Definir parâmetros de contacto e mensagens com os media e com os KOL médicos em conjunto com os porta-vozes
. Ter atenção à divulgação do alerta INFARMED – trata-se da instituição com maior credibilidade nacional para esclarecer sem alarmar
. Controlar as divulgações nos sites (a crise vai escalar durante o dia por aqui, certamente com a ajuda da Lusa)
. Muitos outros aspectos que certamente, pelas empresas de comunicação envolvidas, já estarão a ser implementados no terreno (boa sorte a todos).
Veremos com vai acabar a maratona comunicacional de hoje!
05/09/08
Gestão de Crise do dia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Clipping.
http://afp.google.com/article/ALeqM5gsK4u_MWY068n_z1y8DrevfxZvKA
A notícia é de ontem à noite e pode ter tido influência neste titulo.
Enviar um comentário